segunda-feira, 7 de julho de 2008

Caramba!!!


...na minha casa, tem um pé de carambola, cára...e nunca deu taaaaanto qto este ano...a getne distribuiu pela vizinhança...na igreja...até gente de outra cidade participou...rsrs..na verdade, estávamos parecendo vereadores em tempo de eleição, saca?Nunca vííí tanta gente gostar de carambas...rsrs
Tá bombando minha arvorezinha, viu...já tomei posse!!!kkk...e batizei ela de minhae kbô..rsrs



Carambola (Averrhoa carambola ; Oxalidaceae), também conhecida como star fruit em virtude de ter cinco gomos e quando cortada parece uma estrela de cinco pontas.

A carambola, fruto da caramboleira, é uma árvore ornamental de pequeno porte, de flôres brancas e purpúreas, largamente usada como planta de arborização de jardins e quintais. Originária da Índia, e muito conhecida na China, foi introduzida no Brasil em 1817. Plantada em quase todo o território nacional, começa a produzir frutos em torno de 4 anos de existência, dando em média 200 frutos, podendo durar de 50 a 70 anos.

De sabor agridoce, cor variando do verde ao amarelo, dependendo do grau de maturação, rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e contendo vitaminas A , C e do complexo B, a carambola é considerada uma fruta febrífuga (que serve para combater a febre), antiescorbútica (que serve para curar a doença escorbuto - carência de vitamina C, e que se caracteriza pela tendência a hemorragias) e, devido a grande quantidade de ácido oxálico, estimulador do apetite, sendo ainda usada pela medicina popular no tratamento de afecções renais. Seu suco, além de possuir um delicioso sabor, é usado para tirar manchas de ferro, de tintas e ainda limpar metais. Sua casca, por possuir alto teor de tanino, cujo poder adstringente pode prender o intestino, é utilizada como antidesintérico.Embora considerada uma fruta de quintal, pois seu cultivo não é feito em escala, sendo produzida apenas em sítios, quintais, granjas e pomares de fazendas, a carambola está sempre presente na mesa do pernambucano.

Pode ser consumida ao natural ou no preparo de geléias, caldas, sucos e compotas. Cortada em fatias e deixada no fogo brando com açúcar, fica quase da mesma consistência e sabor do doce de ameixa-preta. Na Índia e na China são bastante consumidas como sobremesa, assim como as flores e os frutos verdes, que são utilizados nas saladas.

E uma receitinha de carambola...
Compota de carambola


INGREDIENTES:
1 kg de carambola
4 xícaras de açúcar


Veja a tabela de conversão de medidas.
(gramas para xícaras, colheres, etc.) 20min 5 porções

MODO DE PREPARO:

Limpe e corte as carambolas em fatias não muito finas.

Coloque a carambola junto com o açúcar numa panela.

Leve ao fogo e só mexa quando o açúcar derreter com uma colher de pau.

Abaixe o fogo e cozinhe, sem tampa, até a calda e a fruta começarem a ficar com cor de caramelo.

Retire do fogo e deixe esfriar.

Arrume nos vidros esterilizados.





Vou fazer amanhã...
Bjinhuuuuuuuu

Nenhum comentário: